Cicloamazônia

Uma travessia de bicicleta pela Transamazônica

Notícias de Lábrea

Chegamos a Lábrea no dia 28, com (quase todas) as bicicletas. Pois é, como o avião que faz a conexão Porto Velho (RO) – Lábrea (AM) é pequeno, a Trip decidiu deixar para remeter duas das caixas de papelão em que embrulhamos as bicicletas só no dia 29. Lamentável da parte da companhia aérea, mas ponto para a equipe da empresa em Lábrea que conseguiu solucionar o problema com agilidade e garantiu que a remessa chegasse. Tirando um raio um pouco torto em uma das rodas, que já consertamos, as bicicletas chegaram inteiras.

Fomos recebidos por amigos da Operação Amazônia Nativa (Opan), aos quais somos bastante gratos não só pela hospitalidade, mas também por compartilhar histórias sobre os índios da região, em especial os Palmaris.  Conversamos bastante com o pessoal da Funai, do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O Cabelo pintou um barco flutuante onde estavam representantes do povo Deni. Futuramente, prepararemos reportagens detalhadas sobre a região.

A transmissão de dados é feita em redes bastante lentas e enviar um e-mail é uma aventura que pode demorar mais de uma hora. Devemos ficar desconectados nos próximos dias, aliás.  Depois de gastar um tempo na cidade, depois de termos nos adaptado ao calor (se é que isso é possível; não dá para pedalar ou fazer qualquer atividade física quando o sol está à pino), aos mosquitos e à poeira, depois de visitar comunidades ribeirinhas próximas e aprender sobre as terras indígenas vizinhas, decidimos pegar um barco para visitar uma área um pouco mais distante. Só para chegar, são dois dias de viagem pelo Rio Purús. Regressaremos em cerca de uma semana e, então, partiremos direto para Humaitá. Mesmo quando não publicamos nada, é possível acompanhar o avanço da expedição neste mapa. Por enquanto, tem só um pontinho lá mesmo, marcando Lábrea, a última cidade da Transamazônica, que escolhemos como a primeira da nossa viagem.

Aproveitamos para agradecer quem já colaborou com o financiamento coletivo que abrimos no Catarse.

6 Comments on “Notícias de Lábrea

  1. Andressa Akemi
    02/08/2012

    É isso ai Cabelo… o desenho ficou show!!

  2. Aurélia Garcia Nunes
    02/08/2012

    Parabéns galera… sucesso pra vcs!

    Parabéns especial para o Camô pelo aniversário… saúde e paz amigo!!!! Que seus sonhos sejam realizados…

    bjsss
    Lela

  3. Aline Ricarte
    02/08/2012

    Que demais!
    Tudo de bom pra vocês!
    E boa sorte!

    Beijos
    Aline

  4. Mary e Walter
    02/08/2012

    Muito legal, estamos curtindo essa aventura e torcendo pelo sucesso de vcs.Bj.

  5. tato
    10/08/2012

    Q demais! boa sorte!!
    Lindo trampo cabelo!!

  6. Andreia Fanzeres
    15/08/2012

    Nós é que agradecemos a pintura que vocês nos deixaram. Aliás, não vale colocar aqui também? Ficou tão bonita!
    Ah, e uma correção: é paumari (com u) rsrs

    Abraços!
    Andreia e a turma da OPAN

Comments are closed.

Information

This entry was posted on 01/08/2012 by and tagged .

Calendário

December 2017
S M T W T F S
« Sep    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31