Cicloamazônia

Uma travessia de bicicleta pela Transamazônica

Mitos e verdades da Amazônia

Aproveitando que é sexta-feira 13, alguns seres fantásticos e histórias assustadoras encontradas em pesquisas e conversando com gente que já viajou para a Amazônia. De todas as informações abaixo, apenas uma é lenda. Você sabe qual delas não é verdadeira? (confira ao final do texto a resposta).

Candiru – Também conhecido como peixe-vampiro, este peixe de água doce é esguio e se hospeda nas cavidades de outros seres vivos. Temido por entrar nas partes íntimas de quem nada pelado em rios*.

Gogó de sola – Comum no Acre, macaco esperto e ágil que morde e não solta a vítima, bastante temido por garimpeiros.

Piolho de preguiça – Lagarta peluda que queima e pode provocar dias de febre.

Piranhas – Peixes carnívoros com mandíbulas fortíssimas e comportamento bastante agressivo (é o da foto aí em cima).

Potó – Inseto também conhecido como trepa-moleque que, quando ameaçado, solta um líquido que queima a pele. O ataque é conhecido como mijada de potó.

Tocandiras – Formigas agressivas venenosas cuja picada, além de dor intensa e inflamação, pode provocar vômitos. A variedade maior, conhecida como falsa-tocandira, também é capaz de picadas doloridas, mas é menos venenosa.

 

Resposta: de todos os seres acima, o único cuja existência não foi comprovada (ainda?) é o gogó de sola. De todos os outros é possível encontrar fotos e mais informações pesquisando na internet.

 * Após a publicação deste texto, conversamos com médicos do Centro de Viajantes do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, que se mostraram céticos quanto ao risco de problemas com candirus e afirmaram que praticamente não existem casos documentados a respeito. Texto atualizado em 20 de julho.

Information

This entry was posted on 13/07/2012 by and tagged .

Calendário

July 2018
S M T W T F S
« Sep    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031